sábado, 20 de novembro de 2010

Bom Fim de Semana a Toodos!


Bem, como todos sabem, vai passar o show do Paul McCartney na globo, amanhã (dia 21 de novembro) e eu senti a obrigação de vim aqui e falar de um dos maiores músicos/compositor/cantor da história da música mundial. Antes, eu dizia não gostar dos Beatles por... Nem sei por que. Mas como não gostar de ouvir o trecho: "All You Need is Love"? Enfim, agora vamos falar de McCartney, um dos dois Beatles que estão vivos hoje.
Sir James Paul McCartney nasceu em Liverpool em 18 de Junho de 1942. Depois que os Beatles acabaram (em 1970) ele formou uma banda com a primeira mulher, Linda McCartney, os Wings. Em 1979, Paul foi para o Livre Guiness dos Recordes, declarado como o músico e compositor de maior sucesso na música pop mundial de todos os tempos. Paul teve 29 composições nas paradas dos EUA, sendo 20 dos Beatles (em parceiria com John Lennon) e as outras nove na sua carreira solo ou com o grupo Wings. O primeiro album solo de Paul foi McCartney II com ênfase em sintetizadores. Em 82 veio Tug Of War, marcou a reunião com o produtor dos Beatles George Martin e Ringo Starr. Ele fez nesse CD um tributo a Lennon, Here Today. O album se tornou o maior sucesso da carreira solo de Paul. No mesmo ano, Paul gravou uma musica com o rei do pop, Michael Jackson. Porem a amizade não durou muito tempo por que Michael Jackson comprou os direitos autorais das músicas McCartney/Lennon, para desgosto de Paul, que sempre quis comprá-las. No resto dos anos 80, Paul fez albuns de pouco sucesso.
Nos anos 90, Paul tocou pela primeira vez aqui no Brasil no estádio do Maracanã e bateu o incrivel recorde de publico de um cantor solo (184 mil pessoas) e um ano depois veio CD de música clássica. Em 1995, Paul se reuniu com os ex-Beatles Ringo Starr e George Harrison para realização do documentário The Beatles Anthology. Em 1997, Paul lançou o segundo album bem sucedido depois de Tug of War: Flaming Pie. Com esse album, ele foi indicado ao Grammy. No ano de 1998, morreu a esposa de Paul, Linda McCartney, de cancer de mama. No final da década, Paul se envolveu em discurções com a viuva Lennon, Yoko Ono, por querer inverter os créditos das músicas de Lennon/McCartney para McCartney/Lennon, que foi desaprovado pela viuva.
Em 2001, Paul lançou uma coletanea da banda Wings e um documentário sobre a banda. No mesmo ano, ele orgaanizou um show em resposta ao ataque de 11 de setembro com grandes nomes da musica como Elton John. Porem, no fim do ano, ele soube da morte de George Harrison, ex-Beatles. Em março do ano passado, Paul entrou de novo para o livro Guiness por venda mais rápida de ingressos para um show musical por um show em Las Vegas que esgotou em sete segundos :O . Em 2 de Junho desse ano, Sir Paul foi homenageado por Barack Obama, atual presidente dos EUA. O Presidente começou o seu discurso dizendo: "A todos os tremendos artistas, de todos os gêneros e formações que se uniram a nós hoje a noite para homenagear o primeiro e único, Sir Paul McCartney, muito obrigado: Stevie Wonder, Jonas Brothers, Faith Hill, Emmylou Harris, Lang Lang, Herbie Hancock, Elvis Costello, Jack White, Corrine Bailey Rae, Dave Grohl e o comediante, Jerry Seinfeld. Uma salva de palmas"! "...os Beatles não foram as primeiras estrelas do rock, eles seriam os primeiros a dizer que outros abriram as portas para eles; mas, eles derrubaram os muros para todos que vieram depois. Em poucos anos eles mudaram a maneira que ouvimos música, a maneira que pensavamos sobre música, e a maneira que tocavamos música, para sempre. Eles ajudaram a gravar a trilha-sonora para uma geração toda. Uma Era de posibilidades sem fim e de grandes mudanças. E durante quatro décadas, desde então, Paul McCartney nunca desistiu..."

Quem vai para o show do ex-Beatles, APROVEITE. Pois ele é mais que um grande músico, ele é o melhor músico da história.
PS: adorei essa foto do Paul com o Joe. É como se fosse a junção do passado com o presente. LINDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário